Sugestão de Enredo & Roteiro


Enredo

A estória de duas garotas que não se conhecem, mas têm um amigo em comum: Demócrito. Apenas Ízis, que tem aquela mania de juntar pontos e enxergar mensagens no jornal, inicialmente é amiga do menino sardento (estudam na mesma escola). Ele na verdade tem uma “quedinha” por ela, mas a garota “ainda” não tem esse tipo de interesse por garotos. Ambos passam a freqüentar o Parque das Montanhas Encantadas.
Íris é uma menina inteligente, mas muito tímida com relação às amizades. Por isso esta sempre solitária. Para passar o tempo e conhecer pessoas, além de fazer aquelas brincadeiras com o Jornal / trabalho do pai, começa a trabalhar como voluntária no parque, que passa por dificuldades financeiras. Ela trabalha auxiliando Bumba, único funcionário. Segundo Bumba, grande parte do problema é que o dono do parque, embora seja um ótimo velhinho, não bate bem da cabeça e não tem condições de administrá-lo...
Demócrito acaba conhecendo Íris que é uma menina muito bonita e interessante, embora tímida. Para fazer ciúmes em Izis, inventa que esta “ficando” com a menina que trabalha no parque (Íris) e começa a contar vantagens (coisa de menino) sobre sua “nova namorada”. Izis, acaba enciumada mesmo, mas, inicialmente, não quer dar o braço a torcer. Conversando com Íris, Demócrito descobre que é ela que faz as modificações nos jogos de pontos e palavras cruzadas do Jornal, as quais são objeto da compulsão da outra amiga, Izis. Uma vez que inventou a mentira, passa a evitar que uma encontre a outra para não ser desmascarado. O pior é que tudo caminha para que ambas se encontrem. As duas tem muito em comum, principalmente o medo de andar de montanha russa. Contudo, tanto Demócrito como várias ironias do destino acabam sempre por impedir esse encontro.
Após descobrir, por intermédio de Demócrito, que suas brincadeiras com o jornal estão sendo percebidas por outra menina (a Ízis), Íris passa a direcionar suas mensagens de maneira mais elaborada, fazendo o interesse de Izis cada vez maior. Porém sua timidez a proíbe de se apresentar pessoalmente.
No dia do Aniversário de Izis, ela acaba sendo convencida a descer na montanha russa. Aí o inesperado acontece: A menina some. O carrinho da montanha para sozinho. Embora os amigos confirmem que Ízis estava na Montanha quando sumiu, ninguém consegue encontrá-la, nem mesmo provar que ela sumiu no parque. Para espanto de todos, ao retornarem ao parque no outro dia pela manhã, Íris e Demócrito descobrem que o parque também sumiu, ficando apenas o terreno baldio que ocupava e o cachorro Sapato que fora esquecido.
Demócrito e Íris se sentem culpados por terem mentido para Ízis. Decidem sair em sua procura. Para isso se utilizam de Sapato, que segundo seu dono, sempre encontrava o Parque, onde estivesse, mesmo quando era esquecido.
Saem de bairro em bairro, de parque em parque procurando pela menina. Mas não conseguem encontrar. Sapato vai parar num ferro velho onde encontram parte dos brinquedos do antigo parque, agora falido e desmontado. Bumba agora é do dono do ferro velho. Seu antigo patrão, depois da falência, doou os brinquedos para o fiel funcionário, que abriu o ferro velho para viver sem o patrão, que adoeceu de tristeza e morreu por causa do parque.
A montanha russa esta parcialmente desmontada. Mas, seguindo orientações de Sapato, que passa a incorporar o espírito de seu misterioso e falecido dono, os garotos, ajudados por Bumba, montam apenas um carrinho no alto da parte mais alta da montanha e decidem descer a montanha da mesma forma que Ízis o fez. Acreditam que dessa forma, podem ir parar no mesmo lugar (mágico) que a amiga deve ter ido.
O carrinho desce desenfreado na montanha caindo aos pedaços e, antes de se estabacarem lá embaixo, eles se vêem no mesmo parque Montanhas Encantadas, só que dessa vez esta novinho, cheio de gente. Seu dono ainda esta vivo e saudável.
Ízis esta lá. Ela é a gerente do parque só que agora esta adulta e não reconhece os amigos que continuam adolescentes. Eles começam a convencê-la de voltarem para suas vidas no “mundo real”. Ela não reconhece os amigos e odeia andar de montanha russa. Não acredita em nada daquela estória maluca.
O único modo possível de Ízis (e os amigos) voltarem à vida real, segundo o dono do parque, é que ela desça na montanha novamente, exatamente no dia de seu aniversário. Para tanto seus amigos começam a mandar-lhe novas mensagens pelos joguinhos dos pontos no jornal (sua eterna mania). Como ela continua compulsiva com respeito às mensagens, acaba cedendo e todos retornam para o Parque das Montanhas Encantadas, exatamente no dia em que ela sumiu, como se nada tivesse acontecido.
Izis não vai lembrar de nada. No fim da estória Demócrito apresenta Íris para a namorada e fica em aberto a possibilidade de serem amigas...

Roteiro

1- Casa de Izis;
2- Casa de Íris;
3- O Parque;
4- Demócrito e Ízis no parque;
5- Demócrito e Íris no parque;
6- Ízis e Íris no parque sem se encontrarem;
7- Ízis e Demócrito começam a namorar na escola;
8- Íris descobre as mentiras de Demócrito;
9- O dono do parque intercede no triangulo amoroso;
10- Ízis some no dia de seu aniversário;
11- Íris e Demócrito começam a procurar pela amiga;
12- Os amigos encontram o ferro velho do Bumba;
13- Sapato começa a receber o espírito do seu dono;
14- Os garotos, ajudados pelo cachorro e pelo Bumba, remontam precariamente a Montanha russa;
15- Todos se encontram no parque novinho, mas Ízis não é mais aquela menina;
16- Depois que Ízis decide descer a Montanha, tudo volta a ser como antes;

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